AO PE DO TAITA CAYAMBE

Radioclip en texto sin audio grabado.

Trânsito Amaguaña. Mulher indígena. Tenaz lutadora pela liberdade nas alturas nevadas dos Andes equatorianos.

Soube da dor do huasipungo e quis terminar com ele.

Soube da necessidade de ter terra para plantar

e quis conquistá-la.

Kintto Lucas

CONTROLSICA ANDINA

LOCUTORA Nasceu em 1909, em Cayambe, ao norte de Quito. Trânsito Amaguaña conheceu desde menina o duro trabalho na fazenda do patrão. Tinha as mãos calejadas por trabalhar a terra alheia e por ordenhar leite que não podia beber.

LOCUTOR Aos 15 anos, seus pais a obrigaram a casar-se. Foi vítima da violência de seu marido e teve que separar-se dele. Com um menino nas costas, Trânsito enfrentou sua condiçào de mulher indígena, divorciada e extremente pobre.

CONTROLSICA ANDINA TRISTE

TRÂNSITO Tenho que deixar-te, meu filhinho. Nosso pai volcão, o taita Cayambe, vai cuidar de ti. Vou à cidade e tenho que ir só.

LOCUTOR Com a alma dividida, Trânsito foi trabalhar como empregada doméstica. Mas era demasiado o abuso dos patrões.

EFEITO PROTESTOS

LOCUTORA Trânsito Amaguaña contatou-se com os incipientes movimentos indígenas. Então, conheceu à dirigente Dolores Cacuango e decidiu lutar junto com ela.

LOCUTOR Com seu filho nas costas, recorreu a pé e descalço, os 66 quilômetros que separam Cayambe de Quito. Esta longa caminhada a realizaria dezenas de vezes durante sua vida para assistir às reuniões do nascente partido comunista e para participar nos protestos.

CONTROL EXPLOSÃO VOLCÃO

LOCUTORA Desde o taita Cayambe, desde as entranhas do volcão, explodiu a dor indígena. A neve se tingiu de sangue em 1931. Trânsito comandou a grande greve de Olmedo.

TRÂNSITO Somos índios, caralho! Somos índias que não temos o que dar de comer a nossas crianças!… Não somos animais de carga, somos mulheres e homens… Não nos resta nada, só terra nas unhas… Terra das chácaras que nos roubaram!

LOCUTOR As sabres se desembainharam. Os soldados destruíram casas e colheitas. Os aprisionaram. Trânsito e seus companheiros buscavam entre as gretas o resplandor do Cayambe.

LOCUTORA Foi colocada em liberdade. Mas durante 15 anos viveu escondida para não sofrer as represálias do governo.

TRÂNSITO Nos devolveram nossas terras!… Nunca mais suportaremos a escravidão dos huasipungos!

LOCUTOR Os sindicalistas e camponeses haviam conseguido o primeiro Código de Trabalho e a Lei de Comunas. Trânsito Amaguaña e Dolores Cacuango foram pilares fundamentais desta conquista. Ambas fundaram a Federação Equatoriana de Indios em 1944.

EFEITO GRADES DA PRISÃO

LOCUTORA A prisão chegou novamente. Depois de uma viagem pela União Soviética, Trânsito foi detida e acusada de tráfico de armas. Os movimentos sociais pressionaram por sua libertação.

CONTROLSICA ANDINA

LOCUTOR Aos 89 anos, todavia trabalhando em sua pequena chácara aos pés do Cayambe, a avó Trânsito Amaguaña foi reconhecida pelo governo equatoriano. Receberia uma pensão mensal durante o resto de sua vida.

TRÂNSITO (VELHA) Boninho o governo, é a primeira vez que se lembra de mim!… Mas meu verdadeiro prêmio é o avanço de meus irmãos, de minhas irmãs, de todo meu povo.

CONTROLSICA ANDINA

LOCUTORA Trânsito Amaguaña. Mulher indígena. Tenaz lutadora pela liberdade nas alturas nevadas dos Andes equatorianos.

BIBLIOGRAFIA
Mercedes Jiménez, La Mujer en la Historia del Ecuador, CECIM, Quito, 1998.