UM TETO DE CRISTAL

Radioclip en texto sin audio grabado.

Divisão sexual do trabalho? Existem profissões de homem e outras de mulher?

HOMEM Seu nome?

JOVEM Marcela Souza.

HOMEM Idade?

JOVEM 22 anos.

HOMEM Profissão?

JOVEM Mecânica de autos.

HOMEM Como disse?… Você é secretária em uma oficina mecânica.

JOVEM Não senhor, sou mecânica de autos. Conserto carros.

CONTROLEFAGA MUSICAL

LOCUTOR Quando ouvimos uma mulher dizer que é mecânica, construtora de estradas ou matemática, a olhamos com surpresa.

LOCUTORA Entendemos que as mulheres devem ficar em casa ou trabalhar em ocupações femininas.

PAI Está louca, Silvia. Como você acha que vai pilotar um barco? Isso é trabalho de homens. Além disso, como você é mulher, podem acontecer coisas… Pense bem, filha, pense bem…

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LOCUTORA Enfermeira, professora, cabeleireira, babá, secretária, costureira, contadora, locutora, assistente social, guia turística, modelo, cozinheira…

LOCUTOR … Todas essas profissões são consideradas femininas e quase uma continuação do fazer natural das mulheres: o trabalho doméstico.

LOCUTORA Quando as mulheres fazem trabalhos chamados masculinos, a ocupação se feminiza e recebe menos valor. É vista com desconfiança e se paga menos.

HOMEM Uma engenheira para projetar o edifício? Não, não, por favor. Precisamos de um trabalho garantido…

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LOCUTORA Segundo a Organização Internacional do Trabalho, existem barreiras invisíveis que impedem as mulheres de ocupar postos para homens. A denominam “um teto de cristal”.

HOMEM Não temos sequer banheiros de senhoras. Além disso, vão distrair os carpinteiros.

LOCUTOR A Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, CEDAW, destaca o direito das mulheres as mesmas oportunidades que o homem ao trabalho, à ascensão e à estabilidade no emprego.

LOCUTORA Nos últimos 25 anos, as mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho. A Organização Mundial da Saúde indica que, atualmente, quase a metade dos trabalhadores são mulheres.

LOCUTOR Pese as dificuldades, as mulheres vão marcando sua presença no âmbito produtivo. Exercem competitivamente postos considerados tradicionalmente masculinos e vencem os preconceitos de muitos empregadores.

LOCUTOR Entrando no mercado de trabalho por seu nível de educação ou empurradas pela necessidade econômica, as mulheres estão rompendo os mitos do trabalho feminino e trabalho masculino…

EFEITO CRISTAL QUE QUEBRA

LOCUTOR …Estão quebrando em pedaços o teto de cristal.

LOCUTORA Taxistas e serralheiras, programadoras de computador, astronautas, jogadoras de futebol, policiais, empresárias, são mulheres que estão superando a discriminadora divisão sexual do trabalho.

EFEITO MOTOR DE CARRO ACELERANDO

CLIENTE Dona Marcela… Dá uma olhadinha no meu carro, por favor. Não sei o que está acontecendo, desde ontem que tem um ruído estranho…

MULHER Não se preocupe, patrão. Com certeza, as velas devem estar sujas… Vou limpar agora mesmo… Já trocou o óleo?

CONTROLE CORTINA MUSICAL

LOCUTORA Março, Mês da mulher.

BIBLIOGRAFÍA
Irma Arraigada, Realidades y Mitos del Trabajo Femenino Urbano en América Latina